Campanha de conscientização da Faixa Nobre é retomada

A campanha que visa conscientizar a população de Novo Hamburgo a respeito da Faixa Nobre, zona onde é cobrada uma taxa pela permanência do veículo estacionado de acordo com o tempo de utilização, foi retomada nesta terça-feira, 03/12. A iniciativa é da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), Câmara de Dirigentes Lojistas de NH (CDL NH), Guarda Municipal e Secretaria de Segurança (SEG).

 

O presidente da CDL NH, Jorge Stoffel, explica que a necessidade de respeitar o estacionamento rotativo surgiu devido às compras de final de ano. “Atualmente há uma dificuldade muito grande em estacionar no centro de Novo Hamburgo. Se o cliente não encontra vaga, muitas vezes deixa de comprar”, destacou Stoffel, que defende a ação para aquecer as vendas de natal no período.

 

O secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, explica que, nesta semana, o foco da campanha será a orientação sobre o funcionamento dos serviços aos motoristas. E a partir da semana que vem, dia 10, começa a fiscalização com possibilidade de multa e guincho para quem descumprir a lei.  O diretor-geral da Comur, Joel Gross, destaca que a intenção da Comur não é arrecadar. “Eu não queria cobrar pela Faixa Nobre. Para isso as pessoas precisariam respeitar a lei”, comentou Gross, durante o lançamento da campanha no centro de NH. Na ocasião, os fiscais receberam orientação e o material educativo que será entregue aos motoristas.

 

Os lojistas receberão uma abordagem especial, com um material específico. “Vamos entrar em todas as lojas, pedindo a conscientização dos empresários e colaboradores para que não deixem seus veículos na rua”, reforçou Gross. “Percebemos que há veículos estacionados na rua o dia todo ocupando a vaga dos clientes. Os empresários precisam entender que se tem vaga, tem venda”, comenta a executiva da CDL NH, Vera Lange. O fiscal da Faixa Nobre há 16 anos, Leandro Mallmann, observa que mais de 55% dos veículos estacionados no centro são de lojistas.

Veja anexo o material que está sendo distribuído  e fotos do lançamento: