Artista Thomas Josué expõe trabalhos na Casa CDL

A Casa CDL, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), abriu nesta quinta-feira (31), a exposição do artista visual têxtil, Thomas Josué, intitulada “Devires Humanos”. Na exposição, o artista apresenta esculturas e painéis têxteis em lã pura e bordados em quilting e também bordados manuais, que propõem aos visitantes uma reflexão acerca do homem contemporâneo e sua vulnerabilidade em um mundo em velocidade e permanentemente em mudanças. Sejam elas ambientais ou comportamentais, em um mundo líquido e sem narrativas.

O diretor de Cultura da CDL-NH, Leonardo Lessa, agradeceu a presença dos convidados e especialmente do artista. “É uma alegria enorme para nós poder proporcionar uma exposição dessa dimensão com um artista que tem um currículo e tanto”, relatou. Da CDL-NH também prestigiaram o evento: presidente, Jaime Machado; diretor da CDL Jovem, Carlos Kranz; diretora de Marketing, Janaina Giovenardi; gerente executiva, Vera Lange e coordenadora de Marketing e Eventos, Graziele Jung.

“Não existe arte sem ter pessoas olhando. Agradeço a presença de cada um de vocês. Pela primeira vez em Novo Hamburgo com essa exposição, me sinto feliz e honrado, pois meu pai trabalhou há anos atrás nessa casa. Dedico essa exposição a ele”, destacou.

Para o reitor da Universidade Federal do Pampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, foi uma satisfação estar presente. “Me sinto feliz por acolher o colega. Me coloco a disposição para que a gente possa promover outros eventos. Que essas obras possam nos inquietar para que a gente consiga evoluir como seres humanos”, afirmou.

A exposição segue

Quem quiser conhecer as obras tem até o dia 30 de setembro. Está previsto para o dia 21 de setembro um bate-papo com Thomas Josué. A visita pode ocorrer durante o dia ou agendamento de grupos. A entrada é gratuita. A CDL-NH fica localizada na Rua Domingos de Almeida, 708, Centro. Mais informações entre em contato pelo WhatsApp (51) 3582-3535.

Programação recheada

Além da exposição do artista Thomas Josué, a noite também contou com mais uma edição do Jazzenhando com apresentação da dupla Francisco Somer e Ben-Hur Pereira. Desta vez especial, pois ocorreu o lançamento do site do Projeto Mesa de Arte na Praça. O objetivo do grupo de artistas é compartilhar as artes visuais e democratizar seu acesso, tornando a arte acessível, tirando-a de espaços formais, compartilhando-a e dialogando com as pessoas.

Sobre o artista

Thomas Josué nasceu em Novo Hamburgo (RS), em 1967, onde vive atualmente. É curador e pesquisador, licenciado em Filosofia e Psicologia. Professor do curso de Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa. Mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Antropologia, especialidade Antropologia psiquiátrica e da Arte. Realizou inúmeras exposições internacionais e nacionais no Uruguai, Portugal, Cuba, Espanha, Alemanha, entre outros países. Participou da Bienal de Havana em 1996.

Thomas contou que se identifica muito com o neoexpressionismo e com a arte outsider. “A minha fonte de inspiração caminha muito nessa vibe. Dentro desse movimento artístico, eu busco meu trabalho. Vale ressaltar que a arte têxtil nos remete a arte milenar, e acaba nos remetendo à capacidade do homem de tecer e às tecnologias antigas", realçou.