Começa a operação do Rotativo Digital de Novo Hamburgo

O novo sistema de estacionamento rotativo de Novo Hamburgo está disponível para download desde quinta-feira (10). O aplicativo com o nome de “Rotativo Digital NH” pode ser baixado nas lojas Play Store ou Apple Store.

Para apresentar o aplicativo e explicar como será o processo, ocorreu um encontro, com apoio do Grupo Pensando Novo Hamburgo, na noite de ontem (10), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) em parceria com Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo (Sindilojas-NH) e Companhia Municipal de Urbanismo (Comur). Os facilitadores foram representantes da Comur, o advogado Fábio Tomasiak e o diretor-geral Mauricio Saul. O mediador foi o diretor jurídico da CDL, Henrique Breidenbach.

Entenda o sistema

O sistema funcionará de forma educativa, sem cobrança de tarifa inicialmente, para que contemple um período de adaptação dos usuários. As cobranças entram em vigor a partir de quarta-feira, 16.

Durante este período, os monitores estão em ação pelas vias centrais e periféricas do Centro, devidamente uniformizados com a identidade visual do Rotativo Digital e aptos a darem todas as informações necessárias também por meio da distribuição de flyers com os passos básicos sobre a utilização do aplicativo. “Por respeito à privacidade, a Comur determina que esses agentes façam essa interação sem manusear os telefones dos usuários”, informou o diretor Maurício. “Nossos monitores passaram por um treinamento especializado e intensivo com profissionais de Tecnologia da Informação (TI) da G2, a empresa que fornece a solução tecnológica que implementamos”, comentou.

Vale ressaltar que o sistema é interligado com a Guarda Municipal, tanto por meio dos monitores quanto do veículo dotado de câmeras OCR (Optical Character Recognition ou, traduzindo, Reconhecimento Óptico de Caracteres), que circulará pelas zonas tarifadas (Azul e Verde). As câmeras OCR permitem monitorar e analisar as imagens captadas de maneira instantânea e, em tempo real, verificar situações irregulares no estacionamento.

O uso do Rotativo Digital ficará sujeito ao pagamento das seguintes tarifas de pré-utilização:

Zona Azul:
Perímetro mais central da área do Município:
a) até 30 minutos de uso: R$ 1,20
b) até 1 hora de uso: R$ 2,40