Mobilização Estadual: CDLs do Rio Grande do Sul unem-se contra aumento do ICMS

As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de todo o Rio Grande do Sul, sob a liderança da Federação Varejista do estado, lançaram uma mobilização conjunta contra o aumento do ICMS. A campanha, que iniciou no dia 6 de dezembro, foi detalhada em uma reunião virtual realizada no dia 5 dezembro. A reunião contou com a participação de presidentes e líderes do movimento lojista.

O objetivo é unir forças para atuar junto aos parlamentares gaúchos, sensibilizando-os para a gravidade do ajuste do ICMS e os impactos financeiros que podem afetar as empresas do segmento de comércio e serviços, caso o aumento do imposto seja aprovado.

O presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner, destaca a importância de uma pressão efetiva e articulada junto aos deputados estaduais. "É imprescindível intensificarmos nossa mobilização, pois a votação que definirá o futuro do ICMS ocorrerá até 31 de dezembro. Apesar da data limite oficial ser 19 de dezembro, existe a possibilidade de convocação de sessões extraordinárias. Devemos manter uma vigilância constante, pois a votação é decidida por maioria simples, ou seja, 50% mais um voto. Precisamos garantir que compreendam a relevância de uma decisão fundamentada nos interesses da sociedade e da economia estadual", ressaltou Pioner.

A participação ativa de todos é crucial nesse momento decisivo para as finanças e o desenvolvimento do estado.

Texto: Marcelo Matusiak