NME realiza primeiro evento de 2023

Aula sobre vida, empreendedorismo e coragem. Assim pode ser definida a noite desta quarta-feira (10), que marcou o primeiro evento deste ano do Núcleo da Mulher Empreendedora (NME) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH). O talk show “Mulheres que Inspiram” reuniu cerca de 150 participantes no Salão Nobre da entidade. As palestrantes foram Edela Land, com 50 anos de setor calçadista e autora do livro Por Onde o Sapato Me Levou, e Simone Leite, presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária e ex-presidente da Federasul. A mediadora foi a jornalista Aline Schneider.

O diretor Comercial e de Serviços, Felipe Henz, parabenizou a equipe e os organizadores do evento. “Está lindo de ver o salão cheio para ouvir a história destas mulheres guerreiras. Aproveito para saudar a ex-diretora do Núcleo, Raquel Bom Tomm, pela indicação da Josi para ser sua sucessora. Assim como a Raquel, Josi está fazendo um ótimo trabalho e deixando sua marca no Núcleo”, ressaltou.

“O tema deste talk show não poderia ser diferente. Edela e Simone são mulheres inspiradoras. Teremos mais três conexões durante o ano. Sintam-se convidadas”, disse a diretora do NME, Josi Maria Zimmermann.

Luta feminina

Com uma trajetória de vida que quebrou muitos padrões, Edela e Simone contaram como foi conquistarem seus espaços em setores predominantemente masculino. “Naquela época era difícil as mulheres construírem carreira, elas só faziam enxoval”, comentou Edela, que foi convidada para ser diretora de uma indústria de calçado. “Fui escolhida pelo meu conhecimento, não por ser mulher. Lembrando que as mulheres têm que conquistar o seu lugar pela competência, não por gênero”, relatou.

Já Simone afirmou que é uma entusiasta do associativismo. “Acredito nessa força feminina que precisa ser resgatada lá de dentro para que a gente possa conquistar nosso espaço. Ou a gente avança ou a gente recua. Recuar pode ser fatal. Ou a gente vai ocupar o espaço ou vamos permanecer reféns dos homens que estão nas cadeiras. Somos resultados das nossas escolhas”, finalizou. Simone ainda contou que atualmente há 43 mulheres presidentes de entidades empresariais no Rio Grande do Sul.