Prefeitura de Novo Hamburgo lançou Portal do Turismo

Já virou tradição em Novo Hamburgo o acolhimento, seja no turismo de negócios e compras tão evidente há décadas, ou nos aspectos culturais e de natureza cada vez mais presentes no município. Pensando em todos os benefícios, a Prefeitura de Novo Hamburgo apresentou o Portal do Turismo no Dia Nacional do Turista, 13 de junho. A ferramenta moderna, intuitiva e de fácil acesso serve para divulgar o setor, informar atrativos do município e dar sugestões na gastronomia e hospedagem.

A iniciativa é organizada pela Diretoria de Turismo, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Também concebida em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (Semad).

O diretor de turismo, Deivid Schu, ressalta a “área de serviços” do site, que terá incremento constante de novos empreendimentos, promovendo estabelecimentos legalmente formalizados junto ao Ministério do Turismo. “Quem quiser fazer parte desta lista deve ter o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e cumprir alguns procedimentos especificados no próprio site”, explica.

Outra ação que merece destaque, segundo o diretor, é a mostra fotográfica “O Turismo dos Teus Olhos em Novo Hamburgo”, na qual a população pode participar enviando fotos da cidade. Se você viu um lugar lindo e encantador, compartilhe a imagem por meio do link, para fazer parte das redes sociais da prefeitura e do novo site de turismo. O objetivo é promover o turismo local e incentivar não só os hamburguenses a conhecer os atrativos turísticos de Novo Hamburgo, mas também divulgar os seus preferidos.

De acordo com Schu, entre os 24 municípios do Rio Grande do Sul que integram as categorias A ou B (maior hospedagem do Estado) no Mapa do Turismo Brasileiro, apenas seis contam com portal exclusivo. “Uma vitória para nós. Esta conquista só mostra o quanto estamos alinhados com as tendências do mercado”, pontuou o diretor.

Com um olhar atento para a acessibilidade, o Portal de Turismo contou com a colaboração da Associação dos Deficientes Visuais (Adevis), que avaliou o site por meio da associada Bianca Reis. Com essa avaliação, foi possível implementar novos recursos que facilitam o acesso e garantem que mais pessoas possam conhecer as belezas da Capital do Calçado.

Relação com CDL

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Novo Hamburgo é um órgão consultivo, fiscalizador, e de assessoramento à Administração Pública Municipal e órgãos de representatividade, e tem por objetivo orientar, promover e fomentar o desenvolvimento do turismo na cidade. Os conselheiros são representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI), Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Novo Hamburgo (SindGastrHô), Fenac, Universidade Feevale, entre outros.