Redesim é tema de Café dos Contadores na CDL-NH

Quem é contador com certeza já ouviu falar na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Buscando esclarecer as dúvidas e disponibilizar conhecimento aos profissionais da área, o Café dos Contadores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-NH), que ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), teve como tema “Atualização da Redesim: viabilidade, registro e licenciamento”.

O presidente da entidade, Jaime Machado, deu as boas-vindas aos convidados e agradeceu a presença de todos. “Aproveito para solicitar sugestões de temas para os próximos encontros”, disse.

O evento foi conduzido pelo diretor jurídico da CDL-NH, Henrique Breidenbach, e pela gerente de Inovação e Captação, Rose Pereira, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo (Sedec). “É uma profissão que deve sempre buscar se atualizar. Portanto nada melhor do que a gente conversar, entender e ter um momento junto com quem está na mão na massa”, comentou o diretor.

Já Rose explicou o que é a Redesim e a viabilidade da rede. Segundo ela, é o principal documento no processo de registro e licenciamento de empresas. Além disso, é a base de dados para o contrato social, CNPJ, inscrições estadual e municipal e aos licenciamentos (ambiental, sanitário, bombeiros, entre outros). “A viabilidade automática só é possível quando há endereços regulares no cadastro imobiliário, atividades permitidas pelo Plano Diretor Urbanístico Ambiental (PDUA) e de baixo risco”, destacou.

Licenciamento também foi um assunto abordado pela Rose, visto que muitas pessoas tem dúvidas sobre como funciona. Conforme a gerente, é necessário solicitar o licenciamento, responder o questionário, seguir as orientações das exigências, abrir o protocolo no atende.net para gerar a taxa e cumprir o prazo de 60 dias.

Rose colocou a Sedec à disposição. Os e-mails de contato são viabilidade@novohamburgo.rs.gov.br e saladoempreendedor@novohamburgo.rs.gov.br. Quem for MEI, autônomo ou tiver licença temporária deve enviar mensagem ao WhatsApp (51) 3594-9940. Os números de contato da Sala do Empreendedor são (51) 3594-9940 ou (51) 3097-9460. No final, teve momento para questionamentos, com a participação da diretora de Empreendedorismo da Sedec, Ana Rita Ferreira Schenkel. Após teve sorteio de brindes. "Super importante as linhas que falaste. Muito bacana saber dessa abertura e disponibilidade. Só vamos conseguir alcançar as melhorias, trabalhando junto", avaliou Breidenbach.