Notícias


Trio que participou da NRF em Nova York compartilha as tendências do varejo para 2024

Trio que participou da NRF em Nova York compartilha as tendências do varejo para 2024

Aos empresários de Novo Hamburgo e região que não tiveram a chance de participar da maior feira do mundo no segmento varejista, a NRF Retail Big Show, em Nova York, que ocorreu no mês de janeiro, foi oportunizado o painel “O que vi na NRF e preciso te contar” com o coordenador estadual de Varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa e insights do presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner e da jornalista e colunista do Minuto Varejo do Jornal do Comércio, Patrícia Comunello. O trio participou da feira nos Estados Unidos e compartilhou a experiência na noite desta terça-feira (5), no Hotel Swan Tower, em Novo Hamburgo. A realização do evento foi da Federação Varejista do RS com apoio das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo, Estância Velha/Ivoti, Campo Bom, Sapiranga e São Leopoldo.

Missão muito especial

Os 5 tópicos que mais impactaram o presidente Pioner na NRF foram: dados (é fundamental conhecer o público para entender o que ele precisa e quer), 5 gerações atendendo e consumindo ao mesmo tempo, omnicanalidade, Inteligência Artificial Generativa e ter atitude com aquilo que aprende. “Depois de alguns anos no varejo, descobri a necessidade de estar com outras pessoas para crescer. Ninguém pode fazer nada sem ter alguém do lado. Tudo é feito por pessoas e para pessoas. Por isso estamos aqui hoje”, concluiu.

Tendências da economia na visão de jornalista

Para Patrícia o que mais lhe chamou atenção foi: como a gente se sente ao entrar no varejo, como a geração Z se comporta em relação ao trabalho, deepfakes (tipo de golpe que tende a aumentar cada vez mais), sustentabilidade (é primordial a marca comunicar o que faz em relação a sustentabilidade a fim de tornar mais claro e engajar as pessoas) e digitalização acelerada.

Inteligência Artificial, loja física e varejo raiz

Durante a feira, o especialista Zortéa liderou os lojistas gaúchos em visitas técnicas a diversos estabelecimentos nova-iorquinos. O objetivo da missão nos Estados Unidos era mostrar como flagships e grandes marcas americanas adaptam-se aos novos tempos de consumo e podem inspirar o restante do mundo do varejo. Entre os dias 14 a 16 de janeiro, Zortéa pontuou os assuntos mais importantes da feira em:

1. geração Z em foco (cliente e time);

2. inteligência artificial na experiência do cliente;

3. ampliação da demanda híbrida;

4. resale, preloved e circularidade;

5. lojas menores, mais eficientes e de comunidade.

“Para mim, o resumo da NRF 2024 é: o cliente não precisa mais ir até a loja. Ele tem que querer ir. Apesar de 63% dos consumidores americanos preferir comprar online, eles ainda vão na loja para testar, retirar, devolver e pelas promoções. O que eles mais gostam quando vão é a vibe, inspiração, descoberta e vendedores. O varejo raiz (olho no olho) nunca sai de moda. Por isso, invista no seu atendimento e pra isso não precisa de dinheiro”, destacou.

Outro assunto que vem sendo bastante abordado e foi debatido na feira foi sobre Inteligência Artificial. Segundo pesquisas, 42% dos especialistas em Inteligência Artificial estão empolgados e também preocupados com os impactos nos seres humanos. Até 2026, 80% dos varejistas vão usar a IA para potencializar seus negócios.

“Os dados assustam, mas a IA pode se tornar uma aliada dos varejistas. Quem vende bem no presencial precisa estar bem treinado no digital. A maior oportunidade de personalização está no atendimento”, explicou Zortéa, que usou o WhatsApp como ferramenta de vendas. Ele ainda disse para usar e abusar da prontidão, pois se demorar mais de 15 minutos para responder, nesse meio tempo o seu possível cliente pode encontrar outra loja. No final, ele deixou uma lição “Falhei. Tá falhado e não se falha mais nisso”. Também desejou um 2024 incrível a todos e uma energia boa para contagiar seu time.



Fazer parte da CDL NH, pode contribuir muito para o seu negócio. Associe-se e receba diversos benefícios.

Tenha o suporte e acompanhamento de uma entidade forte e unida.

Faça parte da CDL NH

Somos mais de 1.000 associados, lutando juntos a favor do crescimento de Novo Hamburgo

Associe-se agora

Saiba mais nas nossas redes sociais