Amvars: ‘Nenhum prefeito quer fechar empresas’

Em reunião com CDLs da R7 presidente defende equilíbrio e alinhamento regional para auxiliar retomada comércio não essencial.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos – Amvars Luciano Orsi reuniu-se na tarde de ontem (17/03) com representantes das Câmaras de Dirigentes Lojistas das cidades que integram a Região 7 do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado.

O presidente da CDL-NH, Jorge Stoffel, ressaltou no encontro a preocupação dos empresários que estão com suas atividades praticamente paralisadas, desde o ano passado.

“Muitas empresas tiveram suas funções restritas ou até interrompidas, o que vem comprometendo o pagamento de impostos, a folha de pagamento, os aluguéis, … além da geração de emprego e renda. Se não temos receita, não temos como pagar as contas”, desabafou Jorge.

Além disso, os dirigentes externaram preocupação com a situação das empresas que comercializam produtos considerados não essenciais, proibidas de trabalhar nas fases mais agudas da pandemia. Temendo pela sobrevivência dos estabelecimentos, os comerciantes solicitaram a intervenção e atuação da Amvars para que possam voltar a operar, ratificando o compromisso de zelo pelos protocolos sanitários em vigência. “O comércio é um elo necessário. É tão culpado pela pandemia quanto todos os demais setores. Temos que encontrar um equilíbrio para solucionar essa situação. Vamos trabalhar neste alinhamento”, colocou o presidente. Regionalmente Orsi também levará como pauta aos prefeitos alternativas de socorrer essas empresas e garantiu: “nenhum prefeito fica feliz com o fechamento de empresas em sua cidade”.