
A Prefeitura de Novo Hamburgo confirmou a manutenção das datas originais de dois feriados municipais previstos para 2026, após solicitação da CDL Novo Hamburgo, do Sindilojas Vale Germânico e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti (ACI-NH/CB/EV/DI/IV).
O esclarecimento ocorre após a publicação do Decreto nº 12.223/2025, que previa a postergação de dois feriados e gerou dúvidas entre os lojistas. Um deles é o feriado de Emancipação de Novo Hamburgo, celebrado em 5 de abril, que em 2026 cairá em um domingo e havia sido transferido para a segunda-feira, 6 de abril. Com a reconsideração, o feriado volta a ser mantido no domingo, 5 de abril, sem transferência.
Situação semelhante ocorreu com o feriado municipal do Dia da Ascensão do Senhor, originalmente celebrado em 14 de maio (quinta-feira), que havia sido transferido para a sexta-feira, 15 de maio. Com a revisão, o feriado permanece em sua data original, 14 de maio.
Diante das dúvidas geradas no comércio local, as entidades representativas solicitaram a reconsideração das mudanças, com o objetivo de garantir previsibilidade ao planejamento das atividades comerciais.
Após analisar o pedido, a Administração Municipal informou que acatou a solicitação das entidades, mantendo as datas originais dos feriados municipais. A Prefeitura também reforçou o compromisso de promover consulta prévia às entidades representativas na definição do calendário de feriados nos próximos anos.
A CDL Novo Hamburgo agradece a compreensão da Administração Municipal e segue à disposição para orientar os associados.