CDL-NH celebra a conquista da usina de energia fotovoltaica da AMO Criança

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) está celebrando uma grande conquista da AMO Criança. A entidade, que atende crianças com câncer e suas famílias, conseguiu instalar sua usina de energia fotovoltaica há menos de um mês – fruto de uma campanha realizada no ano passado, que contou com o apoio dos lojistas hamburguenses.

Jorge Stoffel, ex-presidente da CDL-NH e que atuou fortemente na campanha de arrecadação de fundos, destaca a importância dessa inciativa. “A AMO está atuando há 23 anos em Novo Hamburgo e participar desse projeto foi muito importante para a CDL. Essa economia de energia irá reverter em muitos benefícios para as crianças assistidas e suas famílias”, sustenta.

Para o presidente da AMO Criança, Valdir Marques de Souza, enfatiza que essa economia é muito importante para a entidade. Em menos de um mês com a usina em funcionamento, já foi constatada uma economia em torno de R$ 1 mil. O que representa muito. O dirigente acrescenta ainda que a doação de tampinhas também tem ajudado muito nas finanças da casa, e solicita que a comunidade continue doando esse item.

A estrutura da usina

Para atender a demanda energética da AMO Criança, foram instaladas 26 painéis solares de 420W. Rosana Oppitz, idealizadora da iniciativa, relata que buscou apoiadores importantes no município. “Em virtude da pandemia, essa economia de energia ganha ainda mais importância”, avalia. Rosana é presidente da Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo e também do grupo Pensando Novo Hamburgo.

A instalação das placas de energia solar foram realizadas pela empresa Lumix Energia Solar. Algumas empresas também colaboraram com a doação de materiais relativos a esta iniciativa. A estabilidade das placas vai de 20 a 30 anos, sempre com a manutenção adequada, e ainda contam com seguro total.

A parte financeira da iniciativa ficou a cargo do Lions Clube Novo Hamburgo Courocap. A empresa Selet e o Grêmio Atiradores de Novo Hamburgo também participaram de todas as etapas do processo.

Sobre a entidade - A AMO Criança atende crianças e adolescentes com câncer, prestando uma assistência completa. São fornecidos exames, consultas médicas, encaminhamento para tratamentos em hospitais de referência, medicamentos, próteses, transportes, além de acompanhamento - terapêutico, social e emocional.