
Na noite desta segunda-feira (14), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) promoveu um encontro com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Daiana Monzon, que compartilhou as principais ações da Prefeitura de Novo Hamburgo para impulsionar a economia local. O evento reuniu empresários e empreendedores para discutir os desafios e as oportunidades de crescimento sustentável para a cidade.
A mesa de abertura contou com a
presença da diretora da CDL Mulher, Raquel Bomm Tomm, e do ex-presidente da
entidade, Miguel Kuhn, que acompanharam a atividade ao lado da secretária e do
presidente da CDL-NH, Lessa. O diretor de Desenvolvimento Econômico de Novo
Hamburgo, Preto Kayser, também esteve presente e destacou a importância de
valorizar o comércio local: “No domingo, podemos procurar um lugar para almoçar
em Lomba Grande, por exemplo. Estamos trabalhando para trazer novas empresas à
nossa cidade e manter as atuais”, afirmou.
Metas e estratégias para 2025
Daiana Monzon iniciou o bate-papo com um panorama das 376 metas estabelecidas pela Secretaria para 2025, das quais 105 já foram concluídas, demonstrando o comprometimento da gestão pública com o cumprimento de suas propostas. “Nosso foco é criar um ambiente favorável ao desenvolvimento, criando empregos qualificados e oportunidades para todos os cidadãos de Novo Hamburgo. O trabalho não para e cada passo que damos é para um futuro mais próspero para nossa cidade. A Secretaria está de portas abertas para ouvir e apoiar todos os empreendedores”, destacou.
Entre as iniciativas já
implementadas, ela mencionou a criação de uma sala do empreendedor na
Prefeitura, que oferece suporte a microempreendedores individuais (MEIs),
auxiliando na emissão de nota fiscal, dúvidas sobre alvarás, habite-se, e
outros processos burocráticos.
Estrutura e apoio ao empreendedorismo local
Durante o encontro, também foram apresentadas as diretorias que apoiam o desenvolvimento econômico, como a Diretoria de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Trabalho e Turismo. Daiana ressaltou a importância de alianças estratégicas como a Aliança para Inovação para fortalecer o ecossistema de inovação e melhorar a competitividade local.
Outro destaque foi a Conexão Empresarial, um programa que a CDL-NH foi pioneira em apoiar, abrindo suas portas para sediar o projeto. O programa busca conectar empresários e autoridades, criando uma rede de apoio e troca de experiências que favorece o crescimento de todos os envolvidos.
Futuro promissor
Lessa, presidente da CDL-NH, fez o encerramento do encontro, destacando a importância da inovação e da desburocratização como motores para o crescimento de novos setores da economia. “Tivemos o ápice do setor calçadista, mas podemos ter o ápice em outras áreas. Através da inovação e desburocratização, podemos chegar lá. Quero sonhar com um Novo Hamburgo melhor para minhas filhas”, afirmou, ressaltando que o desenvolvimento econômico é o caminho para a realização dos sonhos.
Ao final, foi aberto um espaço para perguntas, onde os participantes puderam tirar dúvidas e discutir soluções com a secretária, aprofundando ainda mais os temas abordados durante o bate-papo.