CDL NH realiza mais uma edição do Café dos Contadores

LGPD nos escritórios Contábeis como se adaptar à nova Lei foi tema do café com os contadores na CDL-NH
A CDL-NH realizou na manhã de hoje, seu tradicional café com os Contadores, com o tema LGPD nos escritórios Contábeis: como se adaptar à nova Lei? O evento foi conduzido pelo diretor jurídico da CDL-NH, Dr. Henrique Breidenbach e pelo diretor de operações da Teevo, Robertson Kieling.
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) tem o intuito de oferecer segurança às informações coletadas e armazenadas e aos dados processados, sejam eles digitais ou físicos (registro em papel), tanto pessoais quanto empresariais, mantendo-os em sigilo. Essa norma entrou em vigor no dia 26 de agosto de 2020 e é regida pela Lei nº 13.709/2020.
Segundo Dr. Henrique Breidenbach, a LGPD veio para revolucionar na segurança da informação e de dados, mas a pergunta que é: como e por que os contadores devem se adequar a ela? Qual é a influência da LGPD nos escritórios contábeis? “Sempre que pensamos em escritórios de contabilidade, logo imaginamos arquivos e informações importantes recebidos diariamente, tanto no que diz respeito a documentos das empresas, sócios e até dos seus colaboradores. É nesse sentido, que os contadores devem se adequar e padronizar seu escritório para garantir a segurança e a confiabilidade das informações”, esclarece.

Já Robertson Kieling destacou que de acordo com o art.2º, a lei possui sete princípios de proteção de dados pessoais, que são:
1. Respeito à privacidade;
2. Autodeterminação informativa;
3. Liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;
4. Inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;
5. Desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;
6. Livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor;
7. Os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

“Com todas as medidas de segurança na proteção de dados que a LGPD trouxe para as empresas no Brasil, é necessária uma mudança na rotina empresarial, que deve por obrigação aumentar o controle, a proteção e padronizar os processos dentro da organização”, destacou o diretor Teevo.