Considerada pelos varejistas como o “Natal do primeiro semestre”, sendo a segunda melhor data do ano em termos de faturamento, o Dia das Mães deve aquecer as vendas pelos próximos dias. Um levantamento feito em todas as capitais brasileiras pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a empresa Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período — um incremento de 2 pontos percentuais em comparação com os 77% observados em 2021. Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
A pesquisa da CNDL indica que 75% das pessoas devem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas, principalmente em shoppings (31%) e lojas de rua (24%), o que gera uma expectativa positiva também na região do Vale do Sinos. Segundo o presidente da CDL Novo Hamburgo, Jaime Machado, este é um indicativo de que as pessoas compreenderam a importância do comércio local e estão animadas para retomar as compras presencialmente, como resultado da vacinação e da segurança sentida pelas pessoas na volta às lojas físicas.
“É importante que o comércio esteja preparado para esta que é uma das datas mais importantes para o varejo no ano. Estamos animados com a expectativa de bons resultados para o setor, mesmo que o consumidor chegue de certa forma cauteloso, em função da inflação, que impacta diretamente na vida da população. Esperamos os clientes mais empolgados para realizar confraternizações com a família, e com mais disposição para presentear suas mães, esposas, filhas ou sogras”, destaca o presidente Jaime.
Pesquisa indica que vestuário deve liderar vendas neste ano; em média, consumidor vai desembolsar R$ 221
A pesquisa, realizada em nível nacional, mostra que o cenário econômico do país e a alta da inflação preocupam os consumidores: 80% consideram que os preços dos produtos estão mais caros este ano, se comparado com 2021. Em comparação com o ano passado, 37% dos consumidores pretendem comprar a mesma quantidade de produtos, 28% comprar mais e 17% comprar menos.
Enquanto as lojas físicas prometem ser o principal local de compras dos consumidores, a internet deve ser a opção de 44% dos consumidores, uma redução de 13 pontos percentuais em relação ao ano passado, principalmente nos sites e lojas virtuais (36%). Considerando os que devem fazer compras em sites/lojas online, os mais citados são os sites de varejistas nacionais (58%), varejistas internacionais (43%) e de lojas de cosméticos (36%).
Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (42%), a qualidade dos produtos (36%) e as promoções (32%).
Em relação aos gastos, 33% esperam gastar mais este ano, principalmente para comprar um presente melhor (41%), porque os produtos estão mais caros (40%) e porque vão comprar mais presentes (25%). Por outro lado, 23% pretendem gastar menos, sobretudo porque o cenário econômico está pior que no ano passado (31%), devido ao orçamento apertado (28%) e para economizar (20%).
A pesquisa ainda revela que, no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (44%), perfumes (37%), chocolates (23%) e cosméticos (23%). Em média, cada cliente deve adquirir dois presentes, e as principais presenteadas serão a mãe (76%), a esposa (19%) e a sogra (18%). 25% dos entrevistados devem gastar entre R$ 51 a R$ 200 com os presentes. Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 221,42. Entre os entrevistados, 43% planejam comemorar na casa da mãe, 29% em sua própria casa e 11% vão almoçar fora (com aumento de 8 pontos percentuais frente a 2021).