Em Novo Hamburgo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-NH) assumiu a responsabilidade de realizar o Natal dos Sinos. Neste ano, a programação terá dois eventos principais: uma atividade especial em 15 de dezembro com shows, gastronomia e chegada do Papai Noel na Praça da Bandeira, no Centro. E uma noite de cinema em Canudos no campo do Americano no dia 10. Também haverá intervenções culturais em bairros.
Tradicionalmente, a CDL se mobilizava para garantir as captações de recursos via Lei Rouanet. A Prefeitura complementava o projeto com dinheiro próprio e cuidava da execução da programação. Sem o Município envolvido em 2024, a entidade decidiu assumir a responsabilidade de executar o projeto mesmo assim, garantindo que a cidade tenha uma programação natalina. ‘‘Por entender a relevância do Natal dos Sinos para a cidade, inclusive com reflexos muito importantes na economia local, optamos por assumir essa responsabilidade’’, conta o presidente da CDL-NH, Leonardo Lessa.
O dirigente destaca que para viabilizar a programação em tempo recorde e com menos recursos foi necessário montar uma força-tarefa. ‘‘A entidade, por meio de seus diretores e equipe, tratou de elaborar a nova concepção em conjunto com parceiros importantes, além de garantir, por meio da Lei Rouanet, um volume mínimo de financiamento’’, explica. Para tocar a produção executiva, a entidade convidou a Rádio União FM. ‘‘A equipe de eventos da emissora tem bastante experiência na execução de projetos de rua. Além disso, há uma sinergia de propósitos, já que a CDL e a rádio valorizam o espírito comunitário, que será uma marca importante deste Natal.
Foto: Divulgação Secult