Notícias


Exposição “Quadros que Falam” homenageia Flávio Scholles na Casa CDL

Exposição “Quadros que Falam” homenageia Flávio Scholles na Casa CDL

A Casa CDL de Novo Hamburgo foi palco de um momento de grande emoção e significado nesta quinta-feira (3), com a abertura da exposição Quadros que Falam, em homenagem ao artista Flávio Scholles (1950–2024). A mostra, com curadoria de Ana Hauschild, reúne obras selecionadas pelo próprio artista pouco antes de seu falecimento e propõe uma nova forma de comunicação por meio da arte: intuitiva, sensível e silenciosa.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades da entidade, convidados e familiares do artista. O presidente da CDL-NH, Leonardo Lessa, destacou a importância da mostra para a entidade e para a comunidade. “É com muito orgulho e satisfação que realizamos esta exposição. Há seis anos tentávamos trazer a obra do Scholles para a Casa CDL. A sala interativa era uma vontade dele — um espaço para olhar uma obra e escrever o que sentiu. Scholles nunca teve vergonha de sua origem e traduziu isso em forma de poesia”, afirmou.

A curadora Ana Hauschild ressaltou o significado do trabalho e o olhar único do artista. “Este é um momento muito especial. Durante todo o processo contei com a companhia da Rudaia, filha do artista. Flávio Scholles está vivo entre nós por meio da sua obra. Foi especialmente interessante observar essa sequência de figuras femininas, muitas delas situadas no contexto rural. Ele acreditava que a mulher é o futuro”, comentou.

Rudaia Scholles, filha do artista, agradeceu a homenagem e reforçou seu compromisso com o legado do pai. “Agradeço o carinho e a oportunidade. Tudo que eu tenho e tudo que eu sou devo à arte e ao meu pai. Vou continuar levando adiante essa história que ele construiu com tanta verdade.”

Para o diretor de Cultura da CDL-NH, Rodrigo Duarte, a exposição reafirma o papel da Casa CDL como espaço de diálogo com a arte e a memória. “Fica um pouco dessa herança: a arte. Para nós, é algo muito rico, tanto pela emoção quanto pela eloquência dessa série Quadros que Falam. Vida longa à Casa CDL”, declarou.

Com entrada gratuita, a mostra segue aberta ao público até o dia 9 de agosto, na Casa CDL (Rua Domingos de Almeida, 708, Centro – Novo Hamburgo).



Fazer parte da CDL NH, pode contribuir muito para o seu negócio. Associe-se e receba diversos benefícios.

Tenha o suporte e acompanhamento de uma entidade forte e unida.

Faça parte da CDL NH

Somos mais de 1.000 associados, lutando juntos a favor do crescimento de Novo Hamburgo

Associe-se agora

Saiba mais nas nossas redes sociais