
A Black Friday deve movimentar intensamente o varejo gaúcho, de acordo com uma pesquisa da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, realizada para conhecer a intenção de compra dos consumidores do Estado. O levantamento realizado entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro, com 388 consumidores de 55 cidades, mostrou que o RS se diferencia positivamente em ticket médio, com preferência por categorias de alto valor, além de apresentar forte tendência de omnicanalidade.
Segundo o estudo, o ticket
médio deve ficar em R$ 1.286,84 – valor 59% superior à média nacional, de R$
808, estimada por um estudo da CNDL/Gauge. Essa diferença se ampara, por
exemplo, na intenção de compra de produtos de maior valor agregado e também no
próprio perfil do Estado, onde o consumo está mais aquecido, como comprova um
outro dado da pesquisa: 41,5% dos entrevistados pretendem gastar mais do que na
edição passada da Black Friday. “A pesquisa confirma aquilo que o setor já vem
percebendo no dia a dia. O consumidor gaúcho está mais preparado, mais
informado e mais disposto a investir na Black Friday deste ano, uma data em que
as compras, geralmente, são mais voltadas para o próprio consumidor, o que faz
com que ele invista um pouco mais. Observamos um público exigente, que compara
preços antecipadamente e transita com naturalidade entre canais físicos e
digitais”, opina o presidente da Federação Varejista, Ivonei Pioner.
Enquanto eletrônicos perdem
força e moda/beleza crescem como os itens mais procurados no país, as
categorias de alto valor seguem dominantes na preferência do gaúcho. Ainda que
41,2% não definiram o que vão comprar, demonstrando grande espaço para influência
de campanhas de varejo nos próximos dias, itens como smartphones (12,4%),
eletrodomésticos (11,6%) e eletroportáteis (8,5%) recebem grande intenção de
compra dos gaúchos, mesmo que artigos de vestuário/calçados (15%) liderem.
Também se destaca no
levantamento a exigência do consumidor em relação às ofertas. Do total de
entrevistados, 68% esperam descontos acima de 30% e costumam acompanhar os
preços com antecedência. Quase 60% deles pesquisam os preços entre 15 e 30 dias
antes, ao passo que 14,7% deixam para o dia ou véspera. Nesse sentido, o RS
apresenta uma janela menor em relação à do país, onde metade dos consumidores
começa a pesquisar com mais de 60 dias de antecedência. “Isso representa uma
oportunidade estratégica para o varejo intensificar ações nas semanas que
antecedem a data”, observa Pioner.
A Black Friday 2025 no RS deve
ser marcada por uma pesquisa bastante equilibrada entre os canais de compra. As
lojas físicas têm uma pequena margem à frente, com 40,2%. Já os sites das lojas
têm 39,7%, com os comparadores de preço registrando 39,4% e o Instagram, 23,5%.
O levantamento confirma, ainda, que esse equilíbrio se mantém para efetivar a
compra, com peso semelhante entre comércio local (54,6%) e e-commerce (53,9%).
“Isso mostra como físico e digital têm a mesma relevância, reforçando a
necessidade de integração”, diz Pioner. Para o pagamento, a forma preferida é o
cartão de crédito, com 43,3% das citações. O Pix aparece com 27,3%, o que
sinaliza para a importância de o varejo apresentar ofertas exclusivas para
pagamento instantâneo.
Em um recorte dentro dos diferentes públicos compreendidos pela pesquisa, cinco perfis comportamentais foram detalhados. Nesse sentido, há os jovens, digitais e influenciados por redes sociais; os adultos (30 a 54 anos), com maior poder de compra e foco em valor; e os com mais de 55 anos, que demonstram preferência por lojas físicas e pagamento à vista. Ainda, por gênero, a pesquisa mostrou que as mulheres pesquisam em mais canais e gastam mais, enquanto os homens buscam tecnologia e compram mais itens. “A Federação reforça que a Black Friday será um momento para fortalecer a confiança do consumidor e impulsionar o desempenho das lojas. Nosso compromisso é apoiar o varejo gaúcho com informação qualificada, orientação estratégica e incentivo à inovação, para que o setor aproveite plenamente o potencial deste período”, comenta Pioner. Também nesse sentido, a Federação está investindo em um instituto de indicadores para oferecer aos lojistas e a imprensa gaúcha dados e pesquisas estaduais sobre intenção de compra e outros indicadores econômicos.
Fonte: Federação Varejista do RS