Com a economia cada vez mais globalizada, o que ocorre nos principais centros mundiais de consumo repercute, em pouco tempo, por todo planeta. Estar atendo aos próximos passos do setor é, portanto, um diferencial competitivo importante para os negócios. Muitas dessas tendências foram apresentadas na NRF, maior feira varejista do mundo, realizada em janeiro, em Nova Iorque – e para aqueles que não tiveram a oportunidade de acompanhá-las in loco, a Federação Varejista do Rio Grande do Sul oportuniza uma chance imperdível de atualização de conhecimentos.
No dia 05 de março, às 19h, a entidade promove o painel "O
que vi na NRF e preciso te contar", em parceria com a CDL Novo Hamburgo,
no hotel Swan, na cidade do Vale do Sinos. No palco, Fabiano Zortéa,
coordenador estadual de Varejo do Sebrae-RS compartilha os destaques do que viu
na feira. O especialista liderou os lojistas gaúchos na NRF em visitas técnicas
a diversos estabelecimentos nova-iorquinos. O objetivo da missão nos Estados
Unidos era mostrar como flagships e grandes marcas americanas adaptam-se aos
novos tempos de consumo e podem inspirar o restante do mundo do varejo.
Ao lado de Zortéa durante o encontro, compartilham suas
impressões o presidente da Federação, Ivonei Pioner, e a jornalista Patrícia
Comunello. Eles também visitaram a feira, cuja programação teve 180 palestras e
paineis com alguns dos nomes mais importantes do comércio mundial, além de 800
expositores – consolidando-se como oportunidade para compreender como o que é
apresentado lá pode ser aplicado aqui, na avaliação de Patrícia. "As
conjunturas são parecidas, com o varejo buscando eficiência, ganhos, e brigando
pela atenção (e corações) dos clientes em loja física, sim, que virou um mega
point de relacionamento. Quem tem, trata de fazer a coisa bem feita”, adianta.
A feira indicou, também, muitos caminhos e soluções que
podem ser aplicados no setor. “A inteligência artificial reina em tudo,
deixando claro que vai estar no cenário, definitivamente, daqui para
frente", conta a jornalista, colunista do Minuto Varejo, do Jornal do
Comércio.
Pioner salienta o avanço da tecnologia como um caminho sem
volta, e de necessária adaptação. "Não é mais possível pensar em varejo
sem tecnologia. Isso inclui mídias sociais e tecnologias para o atendimento
físico e digital integrados. Pode parecer algo complexo e caro, mas não é mais.
E a inteligência artificial irá democratizar ainda mais isso", aponta.
Os ingressos para o painel custam R$ 75 para associados da CDL Novo Hamburgo e da Federação Varejista do RS, e R$ 150 para não associados. O evento conta com o apoio das CDLs Sapiranga, Estância Velha/Ivoti, Campo Bom e São Leopoldo e do Hotel Swan Novo Hamburgo.
SERVIÇO
O que: palestra "O que vi na NRF e preciso te
contar", liderada por Fabiano Zortéa, com as participações de Ivonei
Pioner e Patrícia Comunello.
Quando: dia 5 de março, às 19 horas
Onde: Swan Novo Hamburgo (Rua Maurício Cardoso, 303)
Quanto: R$ 75 (associados da CDL Novo Hamburgo e Federação Varejista RS), R$ 150 (não associados)