A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, chamou as entidades empresariais do Município, na tarde desta quinta-feira (2), para ampliar a ação contra este evento climático excepcional que está atingindo todo o Estado e que deve ser um dos mais intensos dos últimos anos em Novo Hamburgo. O Rio dos Sinos atingiu a marca de 9,05m na medição das 7h30 desta sexta-feira, dia 3. Nunca houve um registro tão alto na história da cidade. A Prefeitura auxilia os moradores da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, a deixarem suas residências e se dirigirem aos abrigos organizados pelo município.
“Estive reunida com a Defesa Civil do Estado e o volume de água que ainda tem para descer das partes altas do Rio dos Sinos é muito grande”, enfatizou a prefeita, ao abrir a reunião com integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI NH/CB/EV/DI) e do Sindilojas de Novo Hamburgo, além de secretários municipais.
Durante a reunião, Fátima combinou com as entidades para disponibilizarem caminhões e outros veículos para ajudar a remover pessoas que precisarem sair de suas casas e levá-las para a casa de parentes ou amigos ou ainda aos abrigos da Prefeitura. A Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) vai disponibilizar pessoas para auxiliar neste transporte. “Quem tiver onde deixar móveis, como casa de parentes e amigos, poderá utilizar estes veículos”, antecipa a prefeita. Os abrigos receberão apenas itens pessoais.
O presidente da CDL-NH, Leonardo Lessa, participou do encontro. Segundo ele, a entidade está se mobilizando na medida do possível para contribuir no transporte das vítimas. “Nos colocamos à disposição para auxiliar. O cenário é muito triste, mas agora é hora de nos unirmos para salvar vidas”, reforçou. Além dele, também participaram os presidentes da ACI NH/CB/EV/DI, Robinson Oscar Klein; e do Sindilojas NH, Gerson Müller.
Estes veículos voluntários de entidades e associados estarão baseados no CIEP Canudos (Rua Amalie Thon, 50, entrada pela Rua Presidente Costa e Silva) e na Praça da Juventude (Rua Honduras, 150, bairro Santo Afonso), onde os moradores poderão acessá-los. Também poderão pedir por eles pelo telefone da Defesa Civil (3587-7863).
Abrigos
Fátima também anunciou a implantação do terceiro abrigo para desalojados, que será preparado no ginásio do Sesi, no bairro Rondônia. O ginásio do Ciep Canudos, com 200 abrigados, já está lotado. Há ainda um abrigo no ginásio do Colégio Sinodal, no bairro Industrial, que já conta com cerca de 50 pessoas. A Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso, é referência para moradores do bairro serem levados até os abrigos.
A Prefeitura está providenciando a compra de 300 colchões, enquanto as entidades se comprometeram em doar outros 115 colchões, todos para serem disponibilizados nos abrigos. A comunidade também pode auxiliar, doando essencialmente colchões e roupas de cama, como cobertores, lençóis e travesseiros. A entrega das doações deve ser feita na Fenac, com entrada pelo portão da área administrativa na Rua Araxá, sempre das 9h às 19h, inclusive neste sábado e domingo.
Ao
final da reunião, a prefeita enfatizou pedido para que nenhuma pessoa se
coloque em risco ao tentar ajudar outras pessoas. “O desejo de ajudar é muito
grande, mas o momento exige muito cuidado. As pessoas que moram próximas de
áreas de cheias e que não inundavam antes devem levantar seus móveis e evitar
se colocar em risco. Procurem abrigos em casas de parentes ou amigos ou ainda
nos abrigos da Prefeitura”, concluiu a prefeita.
Fonte: Prefeitura NH