Talkshow Trajetórias que Transformam e posse das novas embaixadoras do NME em noite inédita

Sororidade, o que significa essa palavra? As mulheres vêm buscando isso desde o século XIX quando começou o movimento feminista. Sororidade nada mais é do que união genuína entre as mulheres. E o que tem a ver com o talkshow Trajetórias que Transformam? A jornalista e podcaster, Roberta Pschichholz; e a empreendedora social, Iara Virginia da Silva, contaram sua história de vida e mostraram que não existe empreendedorismo feminino sem sororidade. O painel foi conduzido pela consultora de imagem e estilo, Dallen Fragoso.

O evento, realizado pelo Núcleo da Mulher Empreendedora (NME) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), abriu a agenda de 2024. Na oportunidade, também ocorreu a solenidade de posse das embaixadoras do Núcleo para a gestão 2024-25, que serão responsáveis por auxiliar a diretora do NME, Raquel Bomm Tomm, na realização de ações no comércio hamburguense, em busca do fortalecimento da mulher no espaço de trabalho, além de outras atividades do universo empresarial voltadas ao público feminino a fim de mostrar a força que as mulheres têm no mundo dos negócios.

Confira quem são as embaixadoras empossadas:

· Raquel Bomm Tomm (diretora)

· Camila Castilhos

· Cíntia Schenkel

· Cris Casagrande

· Joice Koelzer

· Maria Helena Rodrigues

· Marinês Queiroz

· Raquel da Cruz

· Shirlei Rodrigues

· Silvia Schneider

Agradecimento especial e orgulho

A ex-diretora do NME, Josi Maria Zimmermann, agradeceu a equipe da CDL-NH e as embaixadoras pelo apoio incondicional durante os dois anos da sua gestão. “A lei principal da biologia é juntos e unidos somos mais fortes. Foi isso que vivi frente ao Núcleo”, afirmou.

Já a atual diretora, que está tomando à frente pela segunda vez, Raquel Bomm Tomm, parabenizou a excelente gestão da Josi e agradeceu o presidente Lessa pelo convite. Ela aproveitou para comunicar que o NME passará a se chamar CDL Mulher Novo Hamburgo a pedido da Federação Varejista RS. “Deixo aqui uma reflexão em forma de pergunta: quem são as mulheres que você admira e quem são as mulheres que você incentiva? Tenho muitas mulheres que admiro aqui dentro, mas vou citar duas: minha mãe e minha filha. Então mulheres, vamos incentivar outras mulheres”, contou.

Conforme o presidente da CDL-NH, Leonardo Lessa, a quantidade de CNPJ’s com a participação de CPF’s femininos no Rio Grande do Sul, já supera desde o ano passado o número de masculinos. Portanto, é o Estado do empreendedorismo feminino e há uma luta para que seja homologado nacionalmente na Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Parafraseando o poema, Lessa modificou a palavra “eterno” para “terno” remetendo a ternura: que seja terno enquanto dure, porque é isso que as mulheres significam pra ele. “A primeira presença feminina da minha vida foi a minha mãe. Mulher com uma garra incrível e que hoje aos 72 anos trabalha comigo na Office Shop. Depois tive o prazer de empreender com a mãe das minhas filhas. Até que Deus quis ela com Ele. Fiquei sozinho com duas pequenas, uma com 8 anos e outra com 2 meses, na época. Foi aí que eu aprendi na marra a me emocionar com a alma, me permitir, resistir às dores... coisas que no termo machista são chamadas de ‘coisa de mulher’. O tempo passou e conheci a Renata. Para mim e para as minhas filhas, apenas Rê de ressignificar”, frisou.

Um show de empoderamento feminino

Iara relatou que decidiu estudar para mudar de vida. “Saí do Colégio Liberato já empregada na Copersul. Eu e minhas ex-colegas fomos as primeiras mulheres no Brasil a trabalhar de revezamento de turno na Petrobras. Nós entendemos que ou nós nos uníamos ou seríamos extintas”, realçou.

“A gente precisa de espaços como estamos vivendo aqui hoje para nos conectar e nos unir. O fato de termos nascido mulheres já nos coloca em opressão. Estamos sempre tentando nos caber e se encaixar. Essa situação é vivida por todas nós. Estamos juntas no mesmo barco. Levanto a bandeira da sororidade", ressaltou Roberta.

Todas as fotos estão disponíveis neste link.

Crédito fotos: Bianca Sonntag