Notícias


Varejo gaúcho cresce 7,4% em 2024, e projeções para 2025 são otimistas

Varejo gaúcho cresce 7,4% em 2024, e projeções para 2025 são otimistas

Na manhã desta quinta-feira (5), a Federação Varejista do RS realizou coletiva de imprensa no Espaço Ável, em Porto Alegre, apresentando o panorama do comércio em 2024 e as projeções para 2025. De acordo com o presidente da Federação, Ivonei Pioner, o comércio gaúcho registrou um crescimento de 7,4% no Varejo Ampliado em 2024, o melhor desempenho em cinco anos, superando a média nacional. “Sem as CDLs do RS, seríamos só uma voz gritando no meio da multidão. Com o apoio de vocês, somos mais fortes,” destacou Pioner, reforçando a importância da colaboração e do apoio mútuo entre as CDLs para o sucesso do varejo no estado.

Após um 2023 desafiador, 2024 trouxe uma recuperação sólida para o comércio gaúcho, especialmente após as enchentes. Segmentos como supermercados, móveis e eletrodomésticos apresentaram grandes variações positivas. O setor de atacado, especializado em produtos sintéticos e bebidas, também se destacou com crescimento de 8,4%. Entretanto, o setor de combustíveis e lubrificantes registrou retração de -3%.

Projeções para 2025

Com assessoria do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Federação Varejista do RS projeta um crescimento de 1,9% para o comércio gaúcho em 2025, incluindo os serviços. A atividade comercial será influenciada positivamente pela indústria, com avanço de 2,4%, e pelo agronegócio, com alta de 2%, mas também por fatores macroeconômicos, como a inflação e as contas fiscais do governo. A inadimplência, que apresentou recuo este ano, deve continuar a cair em 2025.

Neste ano, a Federação aposta em recuo de 1,6% no setor primário, enquanto a atividade industrial deve crescer 3,5%. A projeção para o próximo ano é que o comércio continue em crescimento, com uma leve elevação dos números.

A recuperação do crédito também contribui para esse otimismo, com redução da inadimplência em 14,6% até junho. Contudo, Ivonei Pioner alertou sobre a necessidade de educação financeira, já que 20,90% das dívidas no Estado estão na faixa de R$ 2.500 a R$ 7.500.

Entre as entregas da Federação, destacam-se a Convenção Lojista, o Fórum Estadual do Comércio e o Encontro da Mulher Empreendedora, eventos importantes para o fortalecimento do setor. Para 2025, estão previstas novas edições, com a 2ª Convenção Lojista, em setembro, em Gramado.

O cenário para 2025, embora otimista, exige cautela em relação à inflação e à recuperação de setores como Serviços e Indústria. A Federação reforça a importância de manter o equilíbrio para garantir crescimento sem comprometer o poder de compra da população.



Fazer parte da CDL NH, pode contribuir muito para o seu negócio. Associe-se e receba diversos benefícios.

Tenha o suporte e acompanhamento de uma entidade forte e unida.

Faça parte da CDL NH

Somos mais de 1.000 associados, lutando juntos a favor do crescimento de Novo Hamburgo

Associe-se agora

Saiba mais nas nossas redes sociais